Página inicial > Avisos do NTInf > Novo limite de espaço no armazenamento de dados do Google

Novo limite de espaço no armazenamento de dados do Google

Publicado: Quinta, 15 Setembro 2022 14:36 | Última Atualização: Sexta, 02 Fevereiro 2024 08:45 | Acessos: 5379

Informações sobre o novo limite de espaço de armazenamento no Google.

O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTInf) da UFSJ, informa à comunidade universitária e aos usuários da plataforma Google Workspace for Education (antigo G Suite for Education) que, devido a uma mudança na política de relacionamento da empresa Google com as instituições de ensino, haverá uma alteração na capacidade de armazenamento de dados para os serviços Google Drive, o Gmail e o Google Fotos institucionais.

A partir do comunicado do Google, que oferece a escolas e universidades uma quantidade de espaço para reserva de informações, foi detectado que o armazenamento atual da UFSJ ultrapassou o limite disponibilizado pela empresa. Sendo assim, foi instituída uma política de armazenamento, através da PORTARIA NORMATIVA Nº 041, DE 14 DE SETEMBRO DE 2022 para que os usuários da Universidade continuem utilizando o serviço, foram tomadas algumas medidas, como a limitação de 1GB para contas de alunos e aposentados, de 10GB para contas de servidores (professores e técnicos administrativos), 20GB para setores da Instituição e 5GB para os demais e-mails.

Atualmente, o armazenamento é ilimitado para o Google Drive, o Gmail e o Google Fotos. Porém, isto se encerrará dia 31 de outubro. Assim, para as contas que possuem armazenamento que excede a cota disponível, é necessário remover os arquivos até esta data. Para se preparar, analise o uso atual do armazenamento e exclua os arquivos desnecessários no Drive, no Gmail e no Fotos.

Lembre-se de que sua conta do Workspace é para fins educacionais. Se você tiver arquivos ou conteúdos pessoais, mova esses itens para o Google Drive pessoal.

Depois deste prazo, a limitação de espaço será imposta e o usuário ficará impossibilitado de enviar arquivos para o drive ou receber anexos. Após 15 dias com a conta excedendo o limite de espaço, a mesma será suspensa e posteriormente apagada conforme resolução de politica de e-mails da instituição.

Procedimentos para análise e redução de espaço usado nos serviços do Google Workspace:

1. Para confirmar a quantidade de armazenamento que você utiliza, acesse: https://drive.google.com/settings/storage .

2. Para analisar e excluir arquivos grandes ou desnecessários no Drive, acesse: https://drive.google.com/drive/quota .

3. Para analisar ou excluir arquivos grandes ou desnecessários em drives compartilhados, acesse https://drive.google.com/drive/shared-drives .

4. Considere a possibilidade de excluir conteúdo do Drive que você pode ter copiado para um drive compartilhado. Um arquivo armazenado em dois locais está consumindo o dobro do espaço de armazenamento.

5. Para pesquisar e excluir e-mails desnecessários ou grandes, acesse Gerenciar arquivos do armazenamento no Google Drive e siga as instruções referentes ao Gmail.

Para aqueles que precisam de mais armazenamento para suas atividades acadêmicas, o NTInf acrescenta que é possível utilizar a solução da Microsoft para a UFSJ que dispõe de armazenamento de 1TB no OneDrive. Para ativar/cadastrar sua conta Microsoft clique AQUI.

registrado em: