Dicas para manter contas e senhas seguras
Por meio de contas e senhas, os sistemas da UFSJ conseguem saber quem você é, confirmar sua identidade e definir as ações que você pode realizar. Assim, proteger sua senha é essencial para se prevenir dos riscos envolvidos no uso da Internet, pois é o segredo dela que garante a sua identidade, ou seja, você é o dono da sua conta de usuário. Portanto, a primeira orientação de segurança para nossa comunidade é que troquem imediatamente as senhas padrão de suas contas.
Mesmo aos usuários que já têm acesso aos sistemas da UFSJ, há muito tempo, recomendamos que procedam com a substituição da senha de tempos em tempos para dificultar as ações de usuários maliciosos.
Formas comuns de descobrir a senha dos usuários são por meio de tentativas de adivinhação e pelo uso de técnicas de engenharia social. Então, recomendamos que nossos usuários cadastrem senhas fortes (misturando caracteres, caracteres especiais e números). E jamais utilizem informações que podem ser facilmente descobertas como senha (CPF, data de nascimento, nome da mãe etc.).
Se uma outra pessoa souber a sua conta de usuário e tiver acesso à sua senha, ela poderá usá-las para se passar por você na Internet e realizar ações em seu nome.
Destacamos ainda que proteger suas senhas é fundamental para se prevenir dos riscos que o uso da Internet pode representar. Algumas das ações que um invasor pode realizar, caso tenha acesso às suas senhas, e os riscos que essas ações podem representar são pelo acesso:
- à sua conta de Correio Eletrônico;
- ao seu computador;
- às suas redes sociais;
- à sua conta bancária;
- ao seu site de Comércio Eletrônico.
Cuidados a serem tomados ao elaborar suas senhas
Evite usar:
- dados pessoais como nomes, sobrenomes, contas de usuário, datas, números de documentos, placas de carros e números de telefones;
- dados que possam ser obtidos em redes sociais e páginas web;
- sequências de teclado como “1qaz2wsx” e “QwerTAsdfG”;
- palavras que fazem parte de listas publicamente conhecidas como nomes de músicas, times de futebol, personagens de filmes e dicionários de diferentes idiomas.
Use:
- números aleatórios;
- grande quantidade de caracteres;
- diferentes tipos de caracteres.
Algumas dicas para elaborar boas senhas:
- escolha uma frase e selecione a primeira, a segunda ou a última letra de cada palavra: com a frase “O Cravo brigou com a Rosa debaixo de uma sacada” você pode gerar a senha “?OCbcaRddus”;
- escolha uma frase longa que seja fácil de ser memorizada e que, se possível, tenha diferentes tipos de caracteres: se quando criança você sonhava em ser astronauta, pode usar como senha “1 dia ainda verei os aneis de Saturno!!!”;
- invente um padrão de substituição baseado, por exemplo, na semelhança visual ou de fonética entre os caracteres: duplicando as letras “s” e “r”, substituindo “o” por “0” (número zero) e usando a frase “Sol, astro-rei do Sistema Solar” você pode gerar a senha “SS0l, asstrr0-rrei d0 SSisstema SS0larr”.
Seja cuidadoso ao usar suas senhas, não as exponha. Não forneça as suas senhas para outra pessoa, em hipótese alguma. Evite salvá-las no navegador web e evite usar a mesma senha para todos os serviços que você acessa. Tenha sempre o cuidado de armazená-las de forma segura.
Altere imediatamente suas senhas se desconfiar que elas possam ter sido “descobertas” ou que o computador no qual você as usou tenha sido invadido ou “infectado”.
Além disso, seja cuidadoso ao usar mecanismos de recuperação. Proteja-se de phishing e códigos maliciosos. Preserve sua privacidade protegendo seu computador. Preserve também seus dispositivos móveis e seja cuidadoso ao fazer uso de computadores de terceiros.
Essas dicas são baseadas na “Cartilha de Segurança para Internet”.
Para saber mais detalhes sobre como manter sua senha segura e se proteger, acesse a cartilha nesse link.
Redes Sociais