Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Dicas de segurança da informação > NTInf dá dicas de como fazer o backup dos seus dados
Início do conteúdo da página

NTInf dá dicas de como fazer o backup dos seus dados

Publicado: Terça, 24 Mai 2022 10:42 | Última Atualização: Terça, 24 Mai 2022 10:49 | Acessos: 1848

Você já parou para pensar no valor dos seus arquivos? Qual é a importância deles para você? Não é nada fácil responder essas questões, pois, com o passar do tempo, acumulamos tantos arquivos de vídeos, imagens, músicas, documentos, e-mails e mensagens que já nem nos lembramos de todos eles.

Para evitar perder seus dados é preciso que você mantenha seus equipamentos seguros e adote uma postura preventiva, o que inclui, entre outras coisas, fazer cópias de segurança dos seus arquivos, ou seja, realizar backups.

O backup permite que você:

  • recupere seus arquivos em situações inesperadas, como acidentes e infecção por códigos maliciosos;
  • recupere versões antigas, como a versão original de um arquivo que você alterou ou de uma imagem que você manipulou;
  • arquive aquilo que você deseja ou que precisa guardar, mas que não é necessário no seu dia a dia e que raramente é alterado.

Fazer o backup não precisa ser nada complicado. O importante é não deixar de fazê-lo.

A seguir apresentamos algumas dicas para tentar ajudá-lo a criar uma solução que melhor se adapte às suas necessidades.

Como os arquivos podem ser perdidos?
  • Arquivos acidentalmente apagados.
  • Equipamentos perdidos, furtados ou roubados.
  • Equipamentos danificados de forma irrecuperável (por exemplo: por umidade ou queda).
  • Equipamentos apresentarem mau funcionamento (por exemplo: uma falha no disco).
  • Equipamentos invadidos e seus arquivos apagados.
  • Algum aplicativo apresentar mau funcionamento.
  • Atualização malsucedida de sistema, obrigando-o a reinstalar seus equipamentos.
  • Servidor, no qual seus arquivos estão armazenados, apresentar problemas.
  • Algum código malicioso infectar seus equipamentos e apagar ou cifrar todos os seus arquivos.
  • Alguém descobrir a senha da conta do seu repositório de arquivos, acessá-la e apagar todos os seus arquivos.
  • Alguém descobrir a senha da sua conta de e-mail, acessá-la e remover todas as suas mensagens.
Como fazer backups?

Para fazer backups você pode utilizar programas integrados ao Sistema Operacional, aplicativos específicos, ferramentas desenvolvidas internamente ou, ainda, soluções simples, como andar com um pen drive na mochila e enviar uma cópia para seu e-mail ou repositório externo de arquivos. Às vezes, basta pesquisar na Internet ou recorrer à “Central de Ajuda” ou ao “Help” do sistema que você utiliza, para descobrir as soluções disponíveis.

Você pode fazer backups em mídias, como pen drives, discos rígidos, CDs e DVDs. Ou fazer backups online, utilizando serviços na nuvem (cloud). A escolha de como fazer depende do tipo do seu equipamento, do aplicativo que será usado e de questões como conectividade, capacidade de armazenamento, custo e confiabilidade.

Ao fazer backups em mídias, tenha cuidado para não perder seus pen drives. Proteja as mídias com senhas, sempre que for possível e criptografe seus backups para evitar que alguém consiga acessá-los, em caso de perda. Além disso, cuidado ao descartar as mídias, pois, se os arquivos não estiverem criptografados, alguém pode tentar acessá-los, expondo a sua privacidade e a confidencialidade das informações. Mantenha as mídias em locais seguros, etiquetadas e nomeadas. E cuidado com mídias obsoletas, pois, com o tempo, torna-se cada vez mais difícil encontrar leitores, além de possuirem tempo de vida útil limitado.

Ao fazer backups online, lembre-se de fazer uso consciente, copiando apenas o que for necessário.

Geralmente, copiar apenas arquivos é o tipo mais comum de backup, já que pode ser feito diariamente, ocupa menos espaço e a recuperação é mais fácil. Nesse sentido, copie apenas os arquivos confiáveis e importantes e evite copiar arquivos do sistema ou de aplicativos, pois eles podem ser facilmente reinstalados posteriormente.

Mantenha seus backups atualizados, fazendo cópias periódicas, de acordo com a frequência com que você cria ou modifica seus arquivos. Para determinar a frequência adequada, tente se perguntar “quantos dados estou disposto a perder?”.

Faça cópias sempre que houver indícios de risco iminente, como mau funcionamento, alerta de falhas, atualização de sistemas, envio a serviços de manutenção, grandes alterações no sistema e adição de hardware etc.

A recuperação de um backup pode ser parcial (quando um ou mais arquivos são recuperados) ou total (quando todos arquivos são recuperados). Além disso, testes evitam surpresas, como dados corrompidos, mídia ou formato obsoletos, programas mal configurados ou falta do programa de recuperação. Não deixe para perceber falhas quando já for tarde demais. Teste seus backups periodicamente e logo após eles terem sido gerados.

Lembre-se: o backup é a última linha de defesa para proteção dos seus arquivos. Aquela que só deverá ser usada quando todas as demais falharem. Por isso, é importante que você tome alguns cuidados para proteger seus arquivos e equipamentos. Ações como manter seus equipamentos seguros, proteger suas contas de acesso, ter cuidado ao abrir arquivos anexos e ao clicar em links podem evitar muitos problemas maiores.

Essas dicas são baseadas na “Cartilha de Segurança para Internet”. 

Fim do conteúdo da página