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Tutoriais

Publicado: Sexta, 22 Janeiro 2021 08:04 | Última Atualização: Sexta, 05 Julho 2024 16:27 | Acessos: 7412

Nesta seção, você encontra os tutoriais disponíveis para orientar usuários dos serviços do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTInf) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Observação: Escolha o tema do tutorial desejado. Para consultar os tutoriais, clique sobre o título da pergunta.

Foi instituída uma política de armazenamento, através da PORTARIA NORMATIVA Nº 041, DE 14 DE SETEMBRO DE 2022 para que os usuários da Universidade continuem utilizando o serviço, foram tomadas algumas medidas, como a limitação de 1GB para contas de alunos e aposentados, de 10GB para contas de servidores (professores e técnicos  administrativos), 20GB para setores da Instituição e 5GB para os demais e-mails.

1. Siga as instruções do guia para verificar o espaço utilizado no armazenamento do Google Drive.

2. Siga as instruções para analisar e excluir arquivos grandes ou desnecessários no Google Drive.

3. Siga as instruções para analisar e excluir fotos grandes ou desnecessárias no Google Drive.

4. Para analisar ou excluir arquivos grandes ou desnecessários em drives compartilhados, acesse https://drive.google.com/drive/shared-drives .

5. Considere a possibilidade de excluir conteúdo do Drive que você pode ter copiado para um drive compartilhado. Um arquivo armazenado em dois locais está consumindo o dobro do espaço de armazenamento.

6. Para pesquisar e excluir e-mails desnecessários ou grandes, acesse Gerenciar arquivos do armazenamento no Google Drive e siga as instruções referentes ao Gmail.

Para aqueles que precisam de mais armazenamento para suas atividades acadêmicas, o NTInf acrescenta que é possível utilizar a solução da Microsoft para a UFSJ que dispõe de armazenamento de 1TB no OneDrive. Para ativar/cadastrar sua conta Microsoft clique aqui.

Em caso de dúvidas ao criar a conta Microsoft, consulte o tutorial "Como criar conta no Office 365 para acesso ao serviço OneDrive (Drive da Microsoft)?".

 

  

Para realizar os procedimentos citados nesse tutorial você precisa ter acesso ao seu e-mail cadastrado no sistema SIG. O endereço de e-mail utilizado para a recuperação de senha é o mesmo informado durante o procedimento de auto-cadastro no SIG. 

1.  Acesse a tela inicial do sistema SIG e escolha a opção "Esqueceu a senha" para  iniciar o procedimento de recuperação de acesso ao sistema. 

Tela inicial dos sistemas SIG

2. Você deverá digitar seu login, e-mail cadastrado, texto de segurança e por fim clicar em "Recuperar Senha".

 Formulário de solicitação de atendimento

3. A mensagem a seguir surgirá na tela confirmando que foram enviadas instruções por e-mail para alteração da senha de acesso.

Mensagem de confirmação da solicitação de recuperação de senha  

 

 

Para listar as solicitações abertas pelo usuário, clique no botão "Acompanhar atendimento" na barra de acesso rápido do Portal do NTInf, conforme destacado na imagem a seguir.

 

Barra de Acesso Rápido

Após realizar o login, basta escolher o critério mais adequado para realizar os chamados abertos pelo usuário e clicar no botão "Pesquisar".

Tela com opções de pesquisa por chamados

Para acessar o detalhamento de uma das solicitações, clique no "Nome" da requisição e, assim, obterá todas as informações da mesma. 

 

Para acompanhar o atendimento, clique no botão "Acompanhar atendimento" na barra de acesso rápido do Portal do NTInf, conforme imagem a seguir.

Barra de Acesso Rápido

Após realizar o login, o usuário é direcionado automaticamente para a tela de acompanhamento de requisições de suporte que foram solicitadas por ele e que estão em atendimento.

Tela de acompanhamento de requisições

Ao clicar no título da solicitação, será apresentada uma página contendo as informações do atendimento.

Em seguida, clique no botão "Responder" para adicionar informações importantes a respeito da solicitação, conforme imagem a seguir.

Tela que apresenta o botão Responder

Após inserir as informações, clique no botão adicionar.

Para adicionar um arquivo anexo em uma solicitação aberta, clique no botão "Acompanhar atendimento" na barra de acesso rápido do Portal do NTInf, conforme imagem a seguir.

Barra de Acesso Rápido

Após realizar o login, o usuário é direcionado automaticamente para a tela de acompanhamento de requisições de suporte que foram solicitadas por ele e que estão em atendimento.

Tela de acompanhamento de requisições

Para adicionar um anexo à solicitação, clique no nome da solicitação que deseja incluir informações.

Ao clicar no título da solicitação, será apresentada uma página contendo as informações do atendimento.

Em seguida, clique no ícone ao lado do botão "Responder" e escolha "Adicionar documento", conforme destacado na imagem a seguir.

Tela que apresenta botão Adicionar documento

Na sequência, clique no botão "Escolher arquivos". Após a seleção, clique no botão "Adicionar novo arquivo".

Tela que apresenta o botão "Adicionar novo arquivo"

 
Para avaliar a solução de uma solicitação, clique no botão "Acompanhar atendimento" na barra de acesso rápido do Portal do NTInf, conforme destacado na  imagem a seguir.

 

Barra de Acesso Rápido

Após realizar o login, basta realizar a busca das solicitações que possuem o status "Solucionado" e clicar no botão "Pesquisar".

Tela com opções de pesquisa por chamados

Para acessar o detalhamento de uma das solicitações, clique no "Nome" da requisição e obterá todas as informações da mesma.

O usuário deve escolher entre "Aprovar a solução" ou "Recusar a solução", conforme imagem a seguir. 

Tela que apresenta a tela de avaliação de chamado

"Aprovar a solução" deve ser utilizada quando a solução adotada pelo técnico tiver resolvido o problema e ter sido aceita pelo usuário.

"Recusar a solução" deve ser utilizada quando a solução adotada pelo técnico não atendeu ao usuário. Dessa forma, o chamado volta para atendimento da equipe técnica até que seja solucionado o problema. Se a solução for recusada, descreva no campo "Comentários" o motivo da recusa e aguarde nova análise do técnico.

Com o objetivo de melhorar o atendimento técnico realizado pelo NTInf, o sistema gera, automaticamente, após a aprovação da solução, uma pesquisa de satisfação para que o usuário preencha o nível de satisfação do atendimento (1 a 5 estrelas). O NTInf solicita que, caso deseje, envie observações relacionadas ao atendimento do chamado.

Para acessar a pesquisa de satisfação, acesse a aba "Satisfação" do chamado avaliado.

Tela Pesquisa de Satisfação 

Na tabela a seguir, é apresentada a classificação dos níveis de satisfação.

Níveis de satisfação Significado
Uma estrela Muito ruim
Duas estrelas Ruim
Três estrelas Bom
Quatro estrelas Muito Bom
Cinco estrelas Excelente
 
 
 
SIGAA 
Para acessar treinamentos do SIGAA, acesse o menu "Central de Conteúdos" e clique na opção "Vídeos". Em seguida, acesse a playlist do SIGAA.
 
 
SIGRH 
Para acessar treinamentos do SIGRH, acesse o menu "Central de Conteúdos" e clique na opção "Vídeos". Em seguida, acesse a playlist do SIGRH.
 
 
SIPAC 
Para acessar treinamentos do SIPAC, acesse o menu "Central de Conteúdos" e clique na opção Vídeos. Em seguida, acesse a playlist do SIPAC.
  

 

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