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Projeto de Expansão de Rede (Novos Pontos de Rede)

Publicado: Segunda, 17 Mai 2021 14:11 | Última Atualização: Quinta, 20 Março 2025 15:49 | Acessos: 3668

Descrição do serviço

Este serviço contempla a análise e a viabilidade para a criação de novos pontos de rede, quando o prédio ou setor necessita de expansão além dos pontos já existentes. Inicialmente, é avaliada a disponibilidade de portas nos switches do prédio. Caso não haja capacidade, torna-se necessário elaborar um projeto de aquisição de equipamentos (switches, cabos, conectores, entre outros) e prever o orçamento necessário para sua implementação.

Além disso, a infraestrutura física de cabeamento (passagem de cabos, tubulação, dutos, etc.) é de responsabilidade da DIPRE, que executará a instalação dos conduítes e cabos de rede. Somente após a conclusão dessa etapa é possível prosseguir com a ativação dos novos pontos de rede.

Prazo estimado de atendimento: O prazo pode variar conforme a complexidade do projeto, a disponibilidade de portas nos switches existentes e a necessidade de aquisição de equipamentos. Em casos mais simples, em que não há necessidade de aquisição de novos switches ou grande intervenção estrutural, o atendimento pode ocorrer em até 56 horas úteis.

Entretanto, se for preciso elaborar um projeto de expansão e executar obras, o prazo dependerá do processo de licitação, aquisição de materiais e da execução dos serviços de cabeamento pela DIPRE.

Observação:
Solicitamos que as unidades envolvidas planejem com antecedência qualquer demanda de expansão de rede, pois, caso seja necessário adquirir novos equipamentos e/ou executar obras de infraestrutura, o processo pode demandar análise orçamentária e prazos adicionais para licitação e execução.

Quem pode solicitar este serviço

Todos os servidores efetivos da UFSJ podem solicitar o estudo de viabilidade para a criação de novos pontos de rede

Fluxo de Atendimento

 

Etapas do fluxo de atendimento:

  1. Solicitação do Projeto: O servidor efetua a solicitação via Sistema de Chamados do NTInf ou outros canais disponíveis, descrevendo a necessidade de novos pontos de rede.
  2. Análise de Viabilidade: A equipe do NTInf verifica a disponibilidade de portas nos switches do prédio. Caso não haja, é elaborado um projeto e estimado o custo para aquisição de equipamentos.
  3. Infraestrutura de Cabeamento (DIPRE): Se necessário, a DIPRE executa a passagem de cabos e a instalação de tubulações e dutos.
  4. Configuração dos Pontos: Após a conclusão das etapas anteriores, a equipe do NTInf configura os novos pontos de rede.

Fluxo de atendimento do serviço “Instalação e criação de ponto de rede”

Fluxo de atendimento do serviço Instalação e criação de ponto de rede

Como solicitar este serviço

Este serviço pode ser solicitado, preferencialmente, preenchendo o formulário "Projeto de Expansão de Rede (Novos Pontos de Rede)" no Sistema de Chamados do NTInf. Para isso, basta clicar no botão "Solicitar atendimento" logo abaixo. Além disso, os servidores da UFSJ podem fazer a solicitação do serviço enviando um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., pelo telefone de atendimento da Central de Suporte (32) 3379-5820 ou ainda se dirigindo até o NTInf para solicitar o atendimento presencialmente. Não é necessário fazer a mesma solicitação por mais de um canal de atendimento.

IMPORTANTE: Caso o usuário opte por solicitar o atendimento por e-mail, telefone ou presencialmente um analista do NTInf vai, junto com o usuário, abrir um chamado no Sistema de Chamados do NTInf. Por essa razão, este tipo de atendimento pode ser mais lento, porque o analista do NTInf precisará de todas as informações necessárias para a abertura do chamado em nome do usuário solicitante. Portanto, o atendimento da solicitação será mais rápido se o usuário optar por preencher diretamente o formulário no Sistema de Chamados do NTInf.

 


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