Como usar a internet e manter a privacidade
Quanto mais informações você disponibiliza na Internet, mais difícil se torna preservar a sua privacidade. Contudo, a sua privacidade pode ser exposta independentemente da sua vontade, por exemplo, quando:
- alguém divulga informações sobre você ou imagens, nas quais você está presente, sem a sua autorização prévia;
- um site que você utiliza altera as políticas de privacidade, sem aviso prévio, expondo informações anteriormente restritas;
- um impostor se faz passar por você, cria um e-mail ou perfil falsos, em seu nome, e o utiliza para coletar informações pessoais sobre você;
- um atacante invade a sua conta de e-mail ou de sua rede social e acessa informações restritas;
- alguém coleta informações que trafegam na rede sem estarem criptografadas, como o conteúdo dos e-mails enviados e recebidos por você;
- um atacante ou um código malicioso obtêm acesso aos dados que você digita ou que estão armazenados em seu computador;
- um atacante invade um computador no qual seus dados estão armazenados;
- Um aplicativo instalado em seu computador ou em seu dispositivo móvel coleta seus dados pessoais e os envia ao desenvolvedor/fabricante. Recursos do seu computador, como diretórios, são compartilhados sem as configurações de acesso adequadas.
Principais riscos
Preservar a sua privacidade pode ajudá-lo a se proteger dos golpes e ataques aplicados na Internet. A divulgação e a coleta indevida de informações pessoais pode:
- comprometer a sua privacidade, de seus amigos e familiares;
- facilitar o furto da sua identidade;
- facilitar a invasão de suas contas de usuário (por exemplo:e-mail ou rede social);
- fazer com que propagandas direcionadas sejam apresentadas;
- causar perdas financeiras, de reputação e falta de crédito.
- colocar em risco a sua segurança física;
- favorecer o recebimento de spam.
Principais cuidados a serem tomados
Ao acessar e armazenar seus e-mails, configure seu programa leitor de e-mails para não abrir imagens que não estejam na própria mensagem e use programas leitores de e-mails que permitam que as mensagens sejam criptografadas. Além disso, lembre-se de armazenar e-mails confidenciais em formato criptografado e usar conexões seguras, quando acessar e-mails por meio de navegadores web.
Ao manipular seus dados, mantenha seus backups em locais seguros e com acesso restrito. Armazene dados sensíveis em formato criptografado e sempre que puder cifre dispositivos removíveis, como discos externos e pendrives.
Ao navegar na web, seja cuidadoso como o uso de cookies. E sempre que possível procure utilizar navegação anônima, principalmente em computadores de terceiros.
Ao compartilhar recursos do seu computador, estabeleça senhas para os compartilhamentos e permissões de acesso adequadas, e compartilhe seus recursos pelo tempo mínimo necessário.
Ao divulgar informações em redes sociais, esteja atento e avalie com cuidado as informações divulgadas em sua rede social; pense bem antes de divulgar algo, pois não é possível voltar atrás; divulgue a menor quantidade possível de informações, tanto sobre você como sobre seus amigos e familiares. Além disso, confira essas dicas:
- sempre que alguém solicitar dados sobre você ou quando preencher algum cadastro, reflita se é realmente necessário que aquela empresa ou pessoa tenha acesso àquelas informações;
- ao receber ofertas de emprego pela Internet que solicitem o seu currículo, tente limitar a quantidade de informações nele disponibilizada;
- fique atento às ligações telefônicas e e-mails pelos quais alguém, geralmente falando em nome de alguma instituição, solicita informações pessoais sobre você, inclusive senhas;
- seja cuidadoso ao divulgar a sua localização geográfica;
- use as opções de privacidade oferecidas pelos sites e seja o mais restritivo possível;
- mantenha seu perfil e seus dados privados;
- seja seletivo ao aceitar seus contatos e ao se associar a grupos e comunidades.
Por fim, proteja seu computador e seus dispositivos móveis com a versão mais recente de todos os programas instalados. Utilize e mantenha atualizados mecanismos de segurança e sempre pesquise sobre a confiabilidade ao instalar aplicativos de terceiros.
Essas dicas são baseadas na "Cartilha de Privacidade na Internet".
Redes Sociais