Indicadores iGovTI - 2021
O Tribunal de Contas da União (TCU) vem realizando, sistematicamente, levantamentos para conhecer melhor a situação da governança no setor público e estimular as organizações públicas a adotarem boas práticas de governança. A partir de 2017, o TCU unificou quatro levantamentos de governança (pessoas, TI, contratações e governança pública) realizados com foco nas organizações públicas, além de tornar o levantamento anual, público e parte integrante do processo de prestação de contas anuais.
378 organizações públicas participaram do levantamento no ano de 2021, com respostas válidas. Todas as notas são apresentadas em gráficos do tipo radar, variando de 0 (0%) a 1 (100%). Em cada gráfico, os dados da organização são enfatizados na cor preta. Em seguida, são apresentadas as médias dos agrupamentos aos quais a organização em análise pertence. Finalmente, são apresentadas as médias de todos os 378 participantes.
Resumo dos resultados da autoavaliação da Área de Tecnologia da Informação (TIC) da UFSJ
Indicador | Valor |
iGovTI (índice de governança e gestão de TI) | 34,4% |
iGestTI (índice de capacidade em gestão de TI) | 28,5% |
A seguir, são apresentados gráficos comparativos mais detalhados, desdobrando cada contexto de análise e apresentando a construção dos indicadores.
O iGovTI começou a ser mensurado pelo TCU em 2010 e, desde então, esse instrumento tem sido continuamente aprimorado para melhor refletir as capacidades das organizações avaliadas, considerando-se a evolução tecnológica e as mudanças em critérios normativos e nas boas práticas ocorridas ao longo dos anos, bem como para se alinhar aos objetivos institucionais do Tribunal.
O índice GovernancaTI é avaliado com base nas questões que compõem os seguintes indicadores agregados: modelo de gestão de TI (ModeloTI), monitoramento e avaliação da gestão de TI (MonitorAvaliaTI) e resultados de TI (ResultadoTI).
É por meio do agregador ModeloTI que se verifica se a alta administração estabelece diretrizes, estruturas, papéis e responsabilidades relacionados com o planejamento de TI, a gestão de TI e a gestão de riscos de TI, bem como se a alta administração define diretrizes para a avaliação de desempenho dos serviços de TI e se estabelece objetivos, indicadores e metas para a gestão de TI.
Já o componente MonitorAvaliaTI busca verificar: se há acompanhamento pela alta administração quanto à execução dos planos de TI e ao alcance de metas, se rotinas de monitoramento de desempenho da gestão de TI são definidas e executadas; se indicadores de desempenho são efetivamente mensurados e disponibilizados à alta administração; e se há atuação periódica da auditoria interna com vistas a avaliar a gestão de tecnologia da informação e a gestão de segurança da informação.
No componente ResultadosTI avaliam-se, entre outras coisas: aspectos relacionados com a ampliação da oferta de serviços em meio digital; simplificação de exigências e de serviços; participação dos usuários; segurança de dados pessoais utilizados nos serviços prestados; interoperabilidade; usabilidade; e acessibilidade dos serviços.
O segundo componente do iGovTI é o indicador iGestTI (Índice de Gestão de TI), que tem por objetivo mensurar a capacidade da organização em realizar práticas de gestão de TI.
A capacidade das organizações realizarem práticas relacionadas com a gestão de TI, representada pelo iGestTI, é avaliada com base nas questões que compõem os seguintes indicadores agregados: planejamento de TI (PlanejamentoTI), gestão de pessoas em TI (PessoasTI) e gestão de processos de TI (ProcessosTI).
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